Acuso o Concílio!

ACUSO O CONCÍLIO!

Mons. Marcel Lefebvre

Livro disponível no formato: PDF.

Dom Lefebvre atraiu a atenção do mundo por sua oposição às mudanças que se faziam na Igreja em nome do Concílio Vaticano II. Textos ambíguos, aprovados pela possibilidade de uma interpretação ortodoxa, eram invocados depois para justificar uma interpretação heterodoxa. As reformas na liturgia tinham implicâncias teológicas capazes de adulterar a fé. Logo, não eram lícitas.

Seus contraditores argumentaram que ele tinha participado no Concílio, como se sua atitude posterior fosse contraditória ou inconsequente. Neste livro está a resposta.

Este não é um livro de escândalo, como alguns poderiam inferir de seu título. Não há nele “revelações” espetaculares, nem denúncias ásperas, nem argumentos retóricos, nem política nem uma convocação à ação beligerante. Este é um livro que segue serenamente seu tema, que é destacar na “Igreja conciliar” o que se opõe ao imutável da Igreja.

Um sinal da inspiração divina que ela recebe é a conformidade consigo mesma. Foi fundada uma vez, para sempre, e assim como se constituiu no princípio, atravessa a história. Não precisa acomodar-se às circunstâncias temporais, porque sua natureza é intemporal. São os homens quem devem descobrir nela novas respostas a questões novas. A teologia cresce, a Igreja não.

Anúncios

Sobre victorromania

Católico, Apostólico, Romano. Acho que isso diz muita coisa!
Esse post foi publicado em Livro, Texto. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s